sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Macarronada de Brócolis ao molho branco

1 Comments

Bom, ultimamente estou ficando enjoada de tanto brócolis… rs Depois que casei vim morar num sitio, no meio do mato. Meu marido planta agrião e fez uma pequena horta aqui atrás da casa, temos alface, rúcula, cebolinha, couve manteiga, brócolis, cenoura… bom, totalizando estamos com umas 16 variedades… rs

 

Porção para 2 pessoas

Ingredientes

- 200~300g de macarrão (a seu gosto)

- 3~4 tiras de bacon picados

- 1 maço de Brócolis

- 4 cogumelos champignon

- 50g de requeijão ou creamchease

- 50ml de vinho branco

- 100ml de leite

- 30g de creme de leite

- sal, pimenta e azeite de oliva a gosto.

Modo de preparo

1. Frite o alho no azeite em fogo baixo e reserve.

2. Numa frigideira frite o bacon até dourar e acrescente os cogumelos cortados a seu gosto e frite ligeiramente e acrescente o vinho e reserve.

3. Cozinhe o leite, o creme de leite e o requeijão ou creamchease, ferva até reduzir a mais ou menos 2/3 e vá temperando com sal e pimenta a seu gosto.

4. Refogue, ligeiramente, o brócolis na agua em que cozinhou o macarrão (só para dar um susto).

5. Junte o item 2, 3 e 4.

Agora só servir.

Aqui eu usei o brócolis normal, então descasquei os talinhos, se for o ninja, não precisa. Gosto do ninja por ser mais rápido para limpar.. rs mas o brócolis normal acho mais saboroso…

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Panqueca com syrup tipo americano

1 Comments

Faz um tempão que eu estava com vontade de comer panquecas iguais aos dos filmes americanos… rsrs Então eu procurava receitas nos sites japas, e só tinha receitas usando a massa pronta de hotcake mix (o mesmo do bolo de frigideira do post da Alexandra)… E como eu estou morando muito longe da liba (liberdade-são Paulo-sp), precisava encontrar uma receita normal.. rs Então, finalmente consegui uma receita simples!! ficou muito bom!   \(^^)/

Rende 4 panquecas de uns 12 cm de diâmetro.

Ingredientes

Massa

- 100g de farinha de trigo

- 1/2 colher (chá) de fermento em pó

- 100ml de leite

- 1 ovo

- 30g de açúcar

- 2~3 gotas de essência de baunilha

Calda

- 100g de açúcar

- 50ml de buttermilk *

- 25g de manteiga

- 1 colher de sopa de mel ou glucose de milho

- 1/2 colher (café) de bicarbonato de sódio

- 1 colher (chá) de essência de baunilha

*para fazer o buttermilk, misture 1 colher (chá) de vinagre ou suco de limão a 50ml de leite. Descanse 10 minutos antes de usar.

Modo de preparo

Massa

Misture todos os ingredientes secos numa vasilha depois acrescente o leite, o ovo e a essência e misture bem, ate a massa ficar homogênea. Frite numa frigideira untada em fogo baixo até começar a formar buraquinhos na massa, então vire e frite o outro lado. Essa receita rende 4 porções.

Calda

Ferva todos os ingredientes, menos a essência de baunilha, por 5 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar o fundo. Então acrescente a baunilha e misture.

Essa calda rende para umas 15 panquecas… rs

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Yakissoba

3 Comments

Ter raízes japonesas significa usar muito shoyu na cozinha. FATO!

Estive na casa de uma tia, daquelas das antigas, fofas e que fazem comidas aconchegantes, deliciosas, com o tempero no ponto, sabem como é? Aquelas que não tem medo de usar gordura e sal, nem pensam na gordura trans e não contam calorias. Tia Tu é o máximo. Melhor oshirukô do mundo!

Ela fez um yakissoba bem simples, pra um montão de gente. Fiquei pensando no jeitinho que ela deu pra dar aquela secada no macarrão, que era o que eu sempre tive preguiça de fazer e por isso nem passava pela minha cabeça preparar um prato desses em casa. Horror de fazer fritura no meu pobre apertamento de 55m² e cozinha integrada com a sala. Sim, macarrão de yakissoba que se preze é FRITO! Crocantinho e com algumas pontinhas ligeiramente tostadas, nada daquelas minhocas molengas das redes de delivery. Não que não sejam saborosas, mas o macarrão frito é a alma do prato, e é assim que se fazia em Suzano, quando meus olhos ainda brilhavam ao ver o anúncio das festas típicas. Hoje em dia só lembro de fondue de morango. Depois de trocentas gerações, o negócio foi pro buraco mesmo.

Yakissoba da Xan

Yakissoba

Quantidade para duas pessoas comerem bem.

Ingredientes:

1 cebola roxa média em pétalas.

1 cebola comum média em pétalas (amo cebola).

1 cenoura média.

1 punhado de vagens.

1 punhado de aspargos finos.

Gengibre à gosto (algumas fatias finas para dar tempero).

2 alhos fatiados e mais 2 amassados.

2 sobrecoxas de frango em cubos.

100g de moyashi (broto de feijão).

200g de macarrão para yakissoba, já cozido.

Cebolinha a gosto.

Temperos conforme a receita.

Pode colocar mais legumes? Pode, à vontade. Pode usar carne vermelha? Pode também.

A dica do macarrão: em uma assadeira larga, espalhe óleo de soja e o macarrão já cozido, pode colocar mais um pouco de óleo por cima e umas gotas de óleo de gergelim, para dar um cheirinho e gostinho bom. Deixe no forno pré-aquecido e vá misturando de vez em quando.

Numa panela grande derreta manteiga e frite o frango e os alhos amassados. Quando estiver meio douradinho (não precisa estar totalmente cozido), acrescente as cenouras e o gengibre. Neste momento, se preferir, pode utilizar caldo de frango ou legumes (principalmente se ao invés de usar a sobrecoxa você fizer questão de peito, precisa de reforço de sabor!).

Agora vocês vão perceber o glamour zero na minha cozinha.

Taco na panela tudo que é mais duro, deixo cozinhar um pouco, depois taco tudo que é mais mole. Tempero com sakê Mirin, shoyu, óleo de gergelim. O caldinho dos legumes e temperos que se forma é ralinho, para dar aquela engrossada adicione uma colher de café de amido de milho. Aqui em casa é assim, tudo preguicento prático! =D

Misturo os legumes com o macarrão crocante e pronto!

Pena que hoje os legumes eram limitados. Vagem e aspargos porque eu tenho congelados, não rolava cortar carne vermelha porque pra duas pessoas ia fazer muito volume, brócolis e couve-flor estavam feios no supermercado, esqueci de pegar cebolinha fresca e usei a minha congelada também (picada em rodelas… hahahaha). O importante é que ficou gostoso e lembrei um pouquinho da comida de casa. Shoyu rules!

Ah, depois do almoço… Alegre

Café e pudim de leite

Ps.: se tivesse que escolher entre uma geladeira com freezer ou um freezer com geladeira, a segunda opção se encaixaria perfeitamente na minha necessidade!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pudim de microondas

3 Comments

E daí que eu sou uma pessoa extremamente preguiçosa, que gosta de coisas práticas e rápidas? huahauahuaahua! Mesmo assim tenho o direito de comer bem e gostoso.

Pausa para uma experiência pessoal:

Há coisa de mês atrás aconteceu a campanha Marinex em um destes sites de vendas com desconto (Privalia, no caso). O preço estava muito bom, de verdade (dica: não acredite no desconto mostrado no site, vá procurar no google o preço real, é diferente!) e logo apareceu uma promoção de frete grátis para compras acima de R$150,00. Claro que eu, desabastecida de refratários e utensílios domésticos, aproveitei para comprar tudo o que tinha direito (e o que não tinha também): forma quadrada, uma outra redonda com tampa, xícara com pires, ramequins, tigelinhas, potes, tábua de corte e forma de pudim. Minha experiência em comprar vidraria pela internet? Não gostei, não aprovei. A caixa chegou toda machucada e dois itens estão quebrados. A tábua e um dos ramequins.

But, não é esta a questão aqui. Eu comprei uma forma de pudim, não comprei? Como ela chegou inteira, aqui estou eu mostrando a minha experiência de fazer um pudim no microondas! XD

Voltando para a programação normal:

Procurando na net, achei a receita padrão de pudim de leite, aquela que as tias faziam pra gente quando éramos crianças… (tia, tia, tia… faz pudim??? *-*)

Pudim de leite

1 lata de leite condensado

1,5 lata de leite

4 ovos

Essência de baunilha a gosto (opcional)

Para a calda: 1 xíc. de açúcar e 0,5 xíc. de água (a receita original é essa, mas da próxima vou tentar menos água).

Faça o caramelo na própria forma no microondas, potência máxima, uns 5 minutinhos. Fique de olho para caramelizar e não queimar! Espalhe pela forma e deixe esfriar. NUNCA permita que a forma sofra choque térmico (quente na pia de pedra gelada, colocar direto da geladeira no forno quente, essas coisas). Quando estiver em temperatura ambiente, bata os ingredientes do pudim no liquidificador (eu tenho preguiça de lavar o copo do liquidificador, mixer salva minha vida). Você pode passar os ovos na peneira para tirar aquela pele. Dizem que ela deixa o cheiro forte do ovo na sobremesa (não tenho sensibilidade suficiente para notar isso). Cozinhe por 10 min. no microondas (potência máxima também) e faça o teste do palitinho. Se sair limpinho, deixe mais 5 minutos dentro do forno e deixe esfriar em algum lugar sem formigas (malditas formigas! Se tiver esse problema na sua casa também, use o truque da ilha). Se ainda não estiver cozido, vai apertando aquele botãozinho de mais 1 minutinho, aposto que seu microondas também tem.

Pudim de leite

Método da ilha: em um prato (raso ou fundo, não importa), coloque um copo ou outra vasilha menor, adiciona água em volta e apoie a travessa de doce em cima, de forma que para a formiga chegar no seu doce, ela tem que ser parente do Cielo… =) Aprendi com a sogra.

Na foto, um dos ramequins que chegaram inteiros… Comprei quatro pensando em fazer porções individuais de doce. Só ficaram três. O machucado na parte caramelada é porque a tonta resolveu usar uma espátula com ponta levantada pra tirar a fatia.. blé =P.

Ps.: pudim de leite é a melhor sobremesa EVER!

domingo, 23 de outubro de 2011

Bolo esponja de chocolate com recheio e cobertura de ganache

0 Comments

Bom, a receita do bolo é a mesma da anterior, só o recheio que é diferente.

Ingredientes

- 250ml de creme de leite

- 250g de chocolate em barra (ao leite ou meio amargo)

Modo de preparo

Aqueça o creme de leite em fogo baixo, então acrescente o chocolate picado e mexa até derreter tudo. Se quiser pode acrescentar 2 colheres (sopa) de rum, conhaque, licor, etc (de sua preferencia).

Corte o Bolo em 3 camadas, recheie e cubra com o ganache. Depois é só polvilhar chocolate em pó e fazer a decoração de sua preferencia.