quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Batatas Assadas

2 Comments

Batatas Assadas

Com alho, cebola e cebola roxa. E  muuuito azeite.

Pra agilizar o cozimento, as batatas passaram por 5 minutinhos no microondas, já lavadas e num prato com um fundinho de água. Numa assadeira arrumei as cebolas em rodelas grossas, alho descascado e com casca (sem a casca ficou mais gostoso! Fritou no azeite e como ficou pouco no forno, não virou carvão), as batatas já semi-cozidas e muito azeite com flor de sal. Uma pimentinha moída na hora também rolou. Uns 20 minutos de forno médio e tcham! Refeição pronta. No meio do tempo dei uma virada nas batatas, pra pegar o tempero do fundo e joguei mais azeite.

domingo, 13 de novembro de 2011

Polenta cremosa

2 Comments

Polenta é um negócio que eu não era muito fã. Era como um mal necessário para comer o molho. Achava aquela massa de fubá muito nheca. Daí que os anos passam, a cabeça da gente voa, tem internet, a gente cresce e ganha dinheiro pra comer onde quiser (aham, senta lá) e descobre que tudo é jeito de fazer, de como se tempera, de quem faz e da percepção que a gente tem naquele dia. Percepção é uma coisa incrível, cada um tem a sua e cada minuto é diferente do outro.

Cheguei à conclusão de que eu até gosto de polenta. Ou muito mole (cremosa) ou muito dura (frita)! Ehhehehe! Aquele meio termo dela parecendo gelatina com casca não me agrada. E a preferida é a cremosa, muito bem temperada, nada de mingau de fubá sonso. E com muito molho.

polenta esparramada

Ingredientes

1 xícara de Polentina (nunca usei fubá, deve empelotar que é uma beleza… hehehehe),

1 litro de água,

1 tablete/porção de caldo (o sabor a seu critério, eu gosto de legumes),

Temperos diversos à gosto (sal, pimenta, manteiga, salsinha, cebolinha…).

Modo de fazer

Ferver a água numa panela funda (para não se arriscar a ter massa quente pulando na sua mão) e temperar com o que quiser (menos com ervas frescas). Adicione a Polentina aos poucos, misturando bem pra não empelotar. Se empelotar não se desespere. Aos poucos você vai amassando as bolinhas contra a parede da panela, não serão muitas e quando estiver engrossando elas vão sumindo. Misture sempre até a massa estiver cozida, experimente o tempero e adicione as ervas frescas.

Acredito que passar receita de molho bolonhesa é dispensável, certo? Eu tinha que fazer este jantar em meia hora porque já eram umas nove horas da noite, ou seja, estava morrendo de fome. Peguei uma proteína de soja, hidratei, fiz alho refogadinho no azeite (muuuito alho, não UM alhinho mixuruca, ok?), juntei a proteína já espremida e adicionei um molho Pomarola daqueles sem muita firula, mas já refogado e com salsinha.

Proteína de soja é um negocinho muito prático. Fica gostoso se bem temperado, é sempre macio e NÃO PRECISA DE FREEZER pra ser estocado! É show!!! Não sou vegetariana e nem simpática com a idéia, eu adoro um bife. Mas eu gosto de ter possibilidades estocadas em casa e não tenho muitos preconceitos. Também não sou muito exigente, convenhamos. Se estiver bem temperado, capaz de não sentir diferença alguma. hauehauehaueau