sábado, 5 de novembro de 2011

Macarons

3 Comments

Quem aí conhece a Cook Lovers? Eu adoro esses livrinhos, super práticos porque já vem com um kit de coisinhas fofas pra usar: formas de silicone, bicos de confeitar, potinhos, etc. Coisa fooooufa!

Encasquetei com a idéia de fazer macarons sem nunca ter experimentado um. Comprei o kit quando saiu uma campanha na Coquelux (kit = mini-livro com receitas e um saco de confeitar com seis bicos). Apesar do prazo de entrega longo, gosto de comprar coisas nesses sites porque, às vezes, o preço é muito bom. Às vezes.

livro2

Aproveitei o feriado pra fazer e encasquetei que o meu não ficou parecido com um de verdade! haahahaha! Sensação de comer suspiro recheado, será que é assim mesmo? Vou procurar algum lugar em São Paulo para tirar a dúvida…

Fiz a receita básica do livro e o recheio escolhido foi geléia de amoras e jabuticaba (esse pote não acaba nunca na minha geladeira…). Pra combinar, tingi de lilás, claro! Alegre

Ingredientes (para cerca de 30 metadinhas):

60g de claras geladas (idéia de jerico, medir claras em gramas…)

90g de farinha de amêndoas (compra-se pronto ou você pode moer em casa)

90g de açúcar de confeiteiro

90g de açúcar comum.

Modo de fazer:

1. Peneire a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro juntos numa assadeira, leve ao forno por uns 5 a 7 minutos, temperatura mais baixa que seu forno pedir (o livro pedia 150 ºC mas meu forno comum começa em 180 ºC). Deixe esfriar.

2. Bata metade das claras em neve. Quando estiver formando picos, acrescente o açúcar comum e continue batendo. Adicione o corante que preferir, lembrando que ao assar a massa vai perder um pouco da cor.

3. Peneire novamente a mistura da farinha sobre as claras em neve e adicione as claras restantes, misture com uma espátula. Utilize saco de confeitar para fazer os biscoitos redondinhos, sobre assadeira com papel manteiga. Deixe descansar por cerca de uma hora, até formar uma casquinha. Asse por cerca de 12 minutos e deixe esfriar para descolar os biscoitinhos.

4. Recheie com ganache, geléia, brigadeiro… feel free!

Dica: você pode considerar que as claras de dois ovos grandes dão as 60g pedidas na receita (olhômetroooo, ooi!). A farinha de amêndoas eu encontrei na Barra Doce, um pacote de 500g por R$ 21,80.

O resultado final:

Macarons

É tão doce, acompanha bem um chá verde!

Ps.: o que fazer com as gemas???

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um dia de jantar caprichado…

2 Comments

Atenção! Este não é um post de receitas.

jantar

Eu adoro fotos de comida. Juntando com o fato de eu não ter uma mesa de jantar, mas uma bancada pra duas pessoas, bem apertadinha… costumo montar pratos arrumadinhos para nós, Fofs e eu. Dá outra cara pra comida, sabe? E parece que outro sabor, também. Algo como um sabor além do umami, eu sei que vocês me entendem… né? Diz que sim, que eu não sou a única louca, pelamordedeuspaitodopoderoso. Consciência da própria loucura, vocês encontram por aqui.

Voltando à comida. O jantar neste dia foi arroz branco com furikakê, missoshiru, salada de alfaces e tomate cereja com molho de iogurte e mostarda escura, hiyayakko e frango com muuuuito tempero (porque estava congelado e achei que não pegaria gosto…).

- Arroz branco: grão tipo japonês, feito na panela elétrica (beatifiquem o inventor dessa panela!).

- Furikakê: mistura de condimentos secos variados para se comer com arroz branco (alga nori, gergelim, peixe seco, etc – compra-se pronto em casas de produtos orientais).

- Hiyayakko: o famoso tofu cortado em cubos, com gengibre ralado e cebolinha, come-se com shoyu.

- Missoshiru: roubei nessa, viu? Esse é comprado semi-pronto, só adicionar água quente e pedacinhos de legumes, tofu e cebolinha. Vem temperado e com wakame. Não é aquele em pó, que acho horrível. É um japonês, vem em pasta. Não tenho mais a embalagem original, quando comprar de novo mostro para vocês Smiley piscando.

- Molho de iogurte e mostarda escura: na verdade, um molho de salada caesar à base de iogurte, mas como só tinha a mostarda escura ela ficou meio… diferente. Faço com iogurte (dãn), mostarda, limão ou vinagre, sal, pimenta e molho inglês.

- Filés de frango bem temperados: aí tem salsinha, lemon pepper, gengibre ralado, óleo de gergelim, alho – muito alho, cebola picadinha… cebolinha… tudo que eu tinha direito.

Adoro os dias livres, quando tenho tempo e ânimo pra me dedicar às panelas. E cá entre nós, comida saudável precisa ter apresentação e muito tempero, já basta não ter gosto. Alface tem crocância, textura, cor bonita, mas o gosto é de água (ou seja, nada).

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Omeletecake de banana caramelada (キャラメルバナナの半熟オムレットケーキ)

2 Comments

Há um tempo eu estava com vontade de comer algo doce e fácil de fazer, então fui fuçar receitas de um site japa e vi essa receita: omelete de banana caramelada! a principio achei estranho “omelete doce?” rsrs mas resolvi experimentar.. não é que ficou bom?? rsrs

bom, vamos à receita!! rende 2 omeletes

Ingredientes

- 2 ovos

- 2 colheres (sopa) de açúcar

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 1 bananas

- 1 bola de sorte de sua preferência

- açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Corte a banana em rodelas de 1cm. Derreta 1 colher (sopa) de manteiga na frigideira em fogo baixo e frite a banana, quando estiverem levemente fritas acrescente o açúcar e deixe até caramelar. Bata as claras em neve e separadamente bata as gemas, acrescente metade das claras às gemas e misture bem junto com 1 colher (sopa) de açúcar. Junte o restante das claras em neve e misture delicadamente. Numa frigideira de +ou- 21cm derreta meia colher de sopa de manteiga em fogo baixo entao despeje metade da mistura tampe e frite por 5 minutos (meu fogão tem as chamas muito fortes mesmo baixo, então deixei uns 3 minutos). Então coloque metade das bananas carameladas e feche o omelete. Faça o mesmo com a outra metade da receita. Sirva com sorvete e polvilhe açúcar de confeiteiro ou com uma calda de sua preferencia.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cupcakes de cacau e brigadeiro

3 Comments

Neste sábado eu fui na Barra Doce. Uma loja lindinha, cheia de coisas para confeitaria. Uma loja no meio de Moema, ou seja, metida a cara. Muito cara, se comparada com uma loja que fui, por recomendação da Bibi, perto da Estação da Luz (Central do Sabor). But, neste horário em que estou trabalhando agora, não posso ir ao centro sem enfrentar horário de pico no Metrô, ou seja, paguei pra não passar sufoco.

Comprei uma forma da Wilton de mini cupcakes. As formas dessa marca são incríveis, não sei que raio de material é aquele, mas nada gruda. É perfeito, nunca mais fiz bolos grandes, só cupcakes porque a limpeza das formas é muito mais fácil. Preguiçosa, eu? Nada disso, aqui em casa prezamos é a praticidade.

As receitas que uso geralmente são da Martha Stewart, mas muitas tem manteiga na fórmula, muuuita manteiga. Achei uma que não tinha, mas pedia um óleo diferente, que obviamente, não tenho em casa. Usei óleo de soja mesmo! huaheuahuaheuae

Eu não sei se a receita é boa mesmo, porque depois olhei pro medidor que estava usando e descobri algo errado, beeem errado e tentei arrumar no olhômetro. Nem me dei ao trabalho de salvar o link, magoei com a receita. (algo errado = usar um medidor com a medida errada… ¬¬)

O gosto não ficou muito bom, o excesso de bicarbonato de sódio que acabei usando deixou a massa levemente salgada… e eu tinha planejado usar menos açúcar intencionalmente, então… vish! Mas a salvação de tudo está no brigadeiro. Fiz uma receitinha de brigadeiro com cacau e creme de leite. Com recheio e cobertura, o resultado final ficou ótimo!

Ah, a receita do brigadeiro: 1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de sopa de manteiga, creme de leite a gosto. Tudo na panela, mexendo sem parar até dar o ponto que vc achar ideal pra trabalhar (mais firme pra enrolar, mais mole pra rechear e cobrir).

Com chantilly por cima:

cupcakes de chocolate

Imaginem rechear 24 mini cupcakes! O 24º já tava me dando sangue nos zóio! ahahaha

E pior, a receita mal medida me rendeu 6 cupcakes dos normais, a mais! ahahahaha

Ah, o chazinho é da Tea Gschwendner. Comprei na Coquelux há algum tempo e chegou na semana passada. Chá branco com morangos, uma delícia. Os chás da marca são muito bons, parece frescura, mas… são tão gostosos…

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

カレーライス (Curry Rice)

2 Comments

Kare raisu. Coisa fácil de fazer, nem lembro quando comi pela primeira vez, é daquelas coisas que fazem parte da minha vida desde que me entendo por gente. Mas não é nada mais que um bom ensopado de carne e legumes com molho curry.

kare

Para três a quatro pessoas (ou duas famintas, como aqui em casa):

- 2 batatas médias,

- 1 cenoura média,

- umas 10 vagens,

- 1 cebola grande (porque eu gosto),

- entre 200 e 300 gramas de carne ou frango (a seu gosto também),

- 1 dente de alho para temperar a carne,

- uns 800 ml de água fervente,

- um tablete de curry pronto (clique no link para abrir uma imagem exemplo).

Corte os legumes e a carne em cubos, do tamanho que preferir. Eu gosto das cebolas em pétala ou meia pétala. Refogue a carne com o alho, quando estiver semi cozido, adicione os demais ingredientes com exceção da cebola. Acrescente água fervente e deixe até a batata começar a amolecer. Junte o tablete de curry e mexa de vez em quando, para dissolver. Quando estiver quase no ponto (legumes cozidos e pastoso), adicione as cebolas. Prontinho!

O tablete de curry é comprado em lojas de artigos orientais e tem uma graduação, variando do mais doce e suave ao ardido-cospe-fogo **PRESTENÇÃO!**. Fico no meio termo pro suave. Verifique na embalagem o quanto rende o tablete, varia entre marcas e há porções de diferentes tamanhos. Hoje em dia tem até opções Made in Brazil. Não gosto do pó, acho muito menos saboroso.

Os legumes podem variar, mas não recomendo usar os que ficam muito moles cozidos. Esse prato só precisa do arroz branquinho para acompanhar. Use arroz para pratos japoneses cozido em água sem sal e sem óleo, não é complicado de fazer mesmo sem panela elétrica.

As quantidades que coloquei aqui são aproximadas. Você pode calcular a quantidade de legumes conforme a quantidade de água para fazer o caldo. Ele deve ser consistente, cremosinho… sempre fiz no olhômetro! A carne é do tipo que preferir, pode ser de frango, suína, bovina… pode ser coxa, peito, filé mignon, coxão mole… Não gosto de usar peito de frango, quando não tenho opção em casa uso caldo de frango junto.