segunda-feira, 31 de outubro de 2011

カレーライス (Curry Rice)

2 Comments

Kare raisu. Coisa fácil de fazer, nem lembro quando comi pela primeira vez, é daquelas coisas que fazem parte da minha vida desde que me entendo por gente. Mas não é nada mais que um bom ensopado de carne e legumes com molho curry.

kare

Para três a quatro pessoas (ou duas famintas, como aqui em casa):

- 2 batatas médias,

- 1 cenoura média,

- umas 10 vagens,

- 1 cebola grande (porque eu gosto),

- entre 200 e 300 gramas de carne ou frango (a seu gosto também),

- 1 dente de alho para temperar a carne,

- uns 800 ml de água fervente,

- um tablete de curry pronto (clique no link para abrir uma imagem exemplo).

Corte os legumes e a carne em cubos, do tamanho que preferir. Eu gosto das cebolas em pétala ou meia pétala. Refogue a carne com o alho, quando estiver semi cozido, adicione os demais ingredientes com exceção da cebola. Acrescente água fervente e deixe até a batata começar a amolecer. Junte o tablete de curry e mexa de vez em quando, para dissolver. Quando estiver quase no ponto (legumes cozidos e pastoso), adicione as cebolas. Prontinho!

O tablete de curry é comprado em lojas de artigos orientais e tem uma graduação, variando do mais doce e suave ao ardido-cospe-fogo **PRESTENÇÃO!**. Fico no meio termo pro suave. Verifique na embalagem o quanto rende o tablete, varia entre marcas e há porções de diferentes tamanhos. Hoje em dia tem até opções Made in Brazil. Não gosto do pó, acho muito menos saboroso.

Os legumes podem variar, mas não recomendo usar os que ficam muito moles cozidos. Esse prato só precisa do arroz branquinho para acompanhar. Use arroz para pratos japoneses cozido em água sem sal e sem óleo, não é complicado de fazer mesmo sem panela elétrica.

As quantidades que coloquei aqui são aproximadas. Você pode calcular a quantidade de legumes conforme a quantidade de água para fazer o caldo. Ele deve ser consistente, cremosinho… sempre fiz no olhômetro! A carne é do tipo que preferir, pode ser de frango, suína, bovina… pode ser coxa, peito, filé mignon, coxão mole… Não gosto de usar peito de frango, quando não tenho opção em casa uso caldo de frango junto.

2 comentários:

Eda 1 de novembro de 2011 às 19:16

Oi Alexandra. Ah, esses tabletinhos de curry eu conheço há anos e uso bastante. Costumo misturar o suave com o médio e fica perfeito. Já fiz com frango, camarão e carne (prefiro frango). Certa vez, comprei o "cospe-fogo" e, mesmo estando acostumada a colocar pimenta em tudo, ninguém conseguiu comer. Ele é MUITO ARDIDO. Bjs

Alexandra 1 de novembro de 2011 às 20:16

@Eda Olá! Não é super prático? Eu adoro esses tabletes, usei o meu último ontem. Esta semana vou pra Liberdade refazer meu estoque. Não gosto de prato inteiro muito ardido!!! Meu paladar pede um ardidinho no meio de comida suave. Adoro uma pimenta, mas não sou chegada em prato vermelhão.

Postar um comentário