sábado, 12 de janeiro de 2013

O Retorno (e pão de forma caseiro!)

1 Comments

Saudades disso aqui! A preguiça mata, mas sinto muita falta das receitas testadas e as suas respectivas fotos, num lugar bem organizadinho. Então, vou retomar este projeto como um grande arquivo compartilhado! 


Esta receita tem história. Comprei fermento biológico ano passado pensando em fazer panetone, mas não deu tempo (mesmo!). Optei por receitas mais simples para o Natal e o fermento ficou, pobre coitado (!!??). 
Semana passada fiquei com desejo de pão caseiro quentinho e fui fuçar a net, achei esta receita aqui, da Palmirinha (a bachan aí é boa mesmo, hein?). 
Bom, a receita dizia render 1 pão grande. Na minha cabeça, 1 pão grande = 1 forma de pão. Enfim, perdi metade da massa tostada no fundo do forno. E quase perco o crescimento do pão, porque resolvi limpar com o pão assando. Explodido e implodido, esse foi o pão da semana passada.
Mas o gostinho tava muito bom e esta semana fiz de novo. Direito. Receita pela metade, rendeu um pão certinho, crescido na altura certa, fofo que só ele. Estou orgulhosa de mim!

Pão de Forma Caseiro (receita da Palmirinha Onofre)

1 xícara de chá de leite morno

2 ovos (temperatura ambiente, de preferência)
½ xícara de chá de óleo (usei azeite, acho mais perfumado) 
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
2 tabletes de fermento para pão (usei o comprado nos supermercados, cada tablete tinha 15 g).
3 xícaras de chá de farinha de trigo

Vocês podem consultar a receita original no link, mas vou simplificar aqui. 
1. Bater no liquidificador: leite morno, ovos, óleo e fermento. Quando estiver homogêneo (sem pedacinhos de fermento), bater açúcar e sal. 
2. Numa tigela à parte, misturar com uma colher os líquidos e a farinha, até verificar as bolhas da fermentação e a massa estiver lisinha (pode precisar de um pouco de água, sempre morninha). 
E só!
A receita original pede forma untada e enfarinhada, mas eu passei um pouco de azeite e forrei a forma com papel manteiga. O pão sai lindinho e a forma, limpinha! ;) 
Deixe crescer até dobrar de tamanho e asse por 20 minutos em forno à 150ºC (meu forno basicão  doméstico começa em 180ºC, então deixei em 200ºC e semi aberto com uma colher de pau segurando a porta). Depois, fechei o forno e continuei assando em 180ºC até dourar.

Uma dica para os dias mais frios (hoje está 17ºC em pleno verão): como o forno precisa ser pré aquecido e a massa precisa crescer, deixei o forno esquentando em temperatura mínima com a tal da colher de pau segurando a porta. Em cima do fogão, próximo da abertura do forno, deixei o pão crescendo. 



E ainda tinha um tabletinho de fermento, que resultou numa versão doce:

Neste caso, só adicionei amêndoas (sem sal, né?) picadas e gotas de chocolate meio amargo e ao leite. Como só tinha uma forma daquelas de bolo inglês, assei numa mini forma retangular e deu muito certo, ficou fofíssimo também. Mas a massa é muito leve e a maioria das gotas "desceu" e grudou no papel manteiga (talvez o truque de enfarinhar as gotinhas antes funcione neste caso, mas nem lembrei...). A forma saiu limpinha, mas total fail na hora de tirar o papel. Mas não importa, ficou muito boa! Meu fofs disse que preferia um pouco mais doce, na próxima vou usar somente chocolate ao leite. 

Lógico que não há fotos da minha experiência desastrosa da semana passada. Já bastou ter que limpar o carvão pra aprender a lição! 

1 comentários:

Lyna 22 de janeiro de 2013 às 15:38

uhuu!! vou tentar hj esse pao hehehe

Postar um comentário