quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Yakissoba

3 Comments

Ter raízes japonesas significa usar muito shoyu na cozinha. FATO!

Estive na casa de uma tia, daquelas das antigas, fofas e que fazem comidas aconchegantes, deliciosas, com o tempero no ponto, sabem como é? Aquelas que não tem medo de usar gordura e sal, nem pensam na gordura trans e não contam calorias. Tia Tu é o máximo. Melhor oshirukô do mundo!

Ela fez um yakissoba bem simples, pra um montão de gente. Fiquei pensando no jeitinho que ela deu pra dar aquela secada no macarrão, que era o que eu sempre tive preguiça de fazer e por isso nem passava pela minha cabeça preparar um prato desses em casa. Horror de fazer fritura no meu pobre apertamento de 55m² e cozinha integrada com a sala. Sim, macarrão de yakissoba que se preze é FRITO! Crocantinho e com algumas pontinhas ligeiramente tostadas, nada daquelas minhocas molengas das redes de delivery. Não que não sejam saborosas, mas o macarrão frito é a alma do prato, e é assim que se fazia em Suzano, quando meus olhos ainda brilhavam ao ver o anúncio das festas típicas. Hoje em dia só lembro de fondue de morango. Depois de trocentas gerações, o negócio foi pro buraco mesmo.

Yakissoba da Xan

Yakissoba

Quantidade para duas pessoas comerem bem.

Ingredientes:

1 cebola roxa média em pétalas.

1 cebola comum média em pétalas (amo cebola).

1 cenoura média.

1 punhado de vagens.

1 punhado de aspargos finos.

Gengibre à gosto (algumas fatias finas para dar tempero).

2 alhos fatiados e mais 2 amassados.

2 sobrecoxas de frango em cubos.

100g de moyashi (broto de feijão).

200g de macarrão para yakissoba, já cozido.

Cebolinha a gosto.

Temperos conforme a receita.

Pode colocar mais legumes? Pode, à vontade. Pode usar carne vermelha? Pode também.

A dica do macarrão: em uma assadeira larga, espalhe óleo de soja e o macarrão já cozido, pode colocar mais um pouco de óleo por cima e umas gotas de óleo de gergelim, para dar um cheirinho e gostinho bom. Deixe no forno pré-aquecido e vá misturando de vez em quando.

Numa panela grande derreta manteiga e frite o frango e os alhos amassados. Quando estiver meio douradinho (não precisa estar totalmente cozido), acrescente as cenouras e o gengibre. Neste momento, se preferir, pode utilizar caldo de frango ou legumes (principalmente se ao invés de usar a sobrecoxa você fizer questão de peito, precisa de reforço de sabor!).

Agora vocês vão perceber o glamour zero na minha cozinha.

Taco na panela tudo que é mais duro, deixo cozinhar um pouco, depois taco tudo que é mais mole. Tempero com sakê Mirin, shoyu, óleo de gergelim. O caldinho dos legumes e temperos que se forma é ralinho, para dar aquela engrossada adicione uma colher de café de amido de milho. Aqui em casa é assim, tudo preguicento prático! =D

Misturo os legumes com o macarrão crocante e pronto!

Pena que hoje os legumes eram limitados. Vagem e aspargos porque eu tenho congelados, não rolava cortar carne vermelha porque pra duas pessoas ia fazer muito volume, brócolis e couve-flor estavam feios no supermercado, esqueci de pegar cebolinha fresca e usei a minha congelada também (picada em rodelas… hahahaha). O importante é que ficou gostoso e lembrei um pouquinho da comida de casa. Shoyu rules!

Ah, depois do almoço… Alegre

Café e pudim de leite

Ps.: se tivesse que escolher entre uma geladeira com freezer ou um freezer com geladeira, a segunda opção se encaixaria perfeitamente na minha necessidade!

3 comentários:

Lyna 26 de outubro de 2011 às 12:59

hmmm, faz um tempao q nao faço yakisoba... putz, xan! aki em ksa tamo jogando fora brócolis... non to dando conta de tanto q tava nascendo.. kkkk vou postar depois alguma receita com brócolis kkkk

Eda 27 de outubro de 2011 às 23:10

Amo yakissoba e lembro bem a primeira vez que provei, num restaurante japonês no Centro do RJ, há vários anos. Eles fazem na chapa, junto com o molho, e fica como vc falou, bem crocante. Sempre tive vontade de fazer em casa, e agora vou me arriscar. Depois eu conto o resultado...
Bjs

Alexandra 28 de outubro de 2011 às 19:44

@Lyna: num creio, eu adoooro brócolis! Manda pra cá! kkk

@Eda: Ah, então vc entende o que eu quero dizer! Yakissoba de macarrão mole não é a mesma coisa! Quero ver, hein?

Postar um comentário