sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um dia de jantar caprichado…

2 Comments

Atenção! Este não é um post de receitas.

jantar

Eu adoro fotos de comida. Juntando com o fato de eu não ter uma mesa de jantar, mas uma bancada pra duas pessoas, bem apertadinha… costumo montar pratos arrumadinhos para nós, Fofs e eu. Dá outra cara pra comida, sabe? E parece que outro sabor, também. Algo como um sabor além do umami, eu sei que vocês me entendem… né? Diz que sim, que eu não sou a única louca, pelamordedeuspaitodopoderoso. Consciência da própria loucura, vocês encontram por aqui.

Voltando à comida. O jantar neste dia foi arroz branco com furikakê, missoshiru, salada de alfaces e tomate cereja com molho de iogurte e mostarda escura, hiyayakko e frango com muuuuito tempero (porque estava congelado e achei que não pegaria gosto…).

- Arroz branco: grão tipo japonês, feito na panela elétrica (beatifiquem o inventor dessa panela!).

- Furikakê: mistura de condimentos secos variados para se comer com arroz branco (alga nori, gergelim, peixe seco, etc – compra-se pronto em casas de produtos orientais).

- Hiyayakko: o famoso tofu cortado em cubos, com gengibre ralado e cebolinha, come-se com shoyu.

- Missoshiru: roubei nessa, viu? Esse é comprado semi-pronto, só adicionar água quente e pedacinhos de legumes, tofu e cebolinha. Vem temperado e com wakame. Não é aquele em pó, que acho horrível. É um japonês, vem em pasta. Não tenho mais a embalagem original, quando comprar de novo mostro para vocês Smiley piscando.

- Molho de iogurte e mostarda escura: na verdade, um molho de salada caesar à base de iogurte, mas como só tinha a mostarda escura ela ficou meio… diferente. Faço com iogurte (dãn), mostarda, limão ou vinagre, sal, pimenta e molho inglês.

- Filés de frango bem temperados: aí tem salsinha, lemon pepper, gengibre ralado, óleo de gergelim, alho – muito alho, cebola picadinha… cebolinha… tudo que eu tinha direito.

Adoro os dias livres, quando tenho tempo e ânimo pra me dedicar às panelas. E cá entre nós, comida saudável precisa ter apresentação e muito tempero, já basta não ter gosto. Alface tem crocância, textura, cor bonita, mas o gosto é de água (ou seja, nada).

2 comentários:

Eda 4 de novembro de 2011 às 20:52

Já me declarei fã das suas fotos de comida. Não é novidade e não vou me repetir.
É só cortar o tofu do jeito que vem na embalagem? Ou há algum pré cozimento ou fritura?
Gostei do menu. Bjs

Alexandra 4 de novembro de 2011 às 22:10

@Eda: é só cortar em cubinhos, cru mesmo! Obrigada! Bjo!

Postar um comentário